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            Tratamento de resíduos em hotéis: veja a importância de fazer da melhor forma!

            Publicado em 23 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 28 de dezembro de 2022 SUPERBAC2022-12-28T11:23:23-03:00
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            O tratamento de resíduos é uma ação necessária para garantir o cumprimento da lei e a proteção ao meio ambiente e à própria sociedade. Tornou-se lei, para estabelecimentos de qualquer tamanho, criar um plano de gestão de resíduos de hotéis, de acordo com o que determina a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Veja, neste artigo, como se faz o tratamento de resíduos em hotéis e a importância de realizar esse procedimento da melhor maneira!

            O que é tratamento de resíduos em hotéis?

            A elevada rotatividade de hóspedes e a utilização constante de alguns objetos geram a necessidade de os substituir e descartar os antigos da forma mais apropriada. Nos hotéis, o descarte de roupas de cama, travesseiros, toalhas de rosto ou de banho, roupas de cama, colchões e outros itens deve ser realizado ao menor indício de desgaste. Mas não somente resíduos têxteis devem ser gerenciados em um hotel. Todos os itens usados nas dependências do hotel devem ser manuseados por prestadores de serviço capacitados e autorizados. Além dos itens que citamos, tapeçaria, frigobares, secadores de cabelo e outros devem ser descartados de maneira consciente. Confira alguns dos principais itens de coleta e descarte:
            • camas (solteiro, casal, king e queen);
            • tapeçarias e cortinas;
            • roupas de cama;
            • toalhas de rosto e toalhas de banho;
            • armários, cômodas, guarda-roupas, racks, estantes;
            • colchões, poltronas, cadeiras e sofás;
            • televisores, telefones, câmeras, interfones;
            • eletrodomésticos.

            Quais são os objetivos do PGRS de um hotel?

            O PGRS tem, como finalidade, diminuir a geração de resíduos nas cidades. Os objetivos específicos definem as etapas que devem ser dadas para efetivar o objetivo geral, como:
            • gerenciar e segregar os resíduos gerados pelo hotel, acondicionando-os da maneira adequada até sua coleta e destinação final;
            • diminuir a formação dos resíduos e direcionar às empresas de reciclagem e de catadores, com vistas a gerar empregos e renda;
            • educar e conscientizar os colaboradores do hotel a respeito da importância de segregar e acondicionar adequadamente dos resíduos, por meio de educação ambiental simples e correta;
            • diminuir o valor do IPTU, excluindo a taxa de remoção dos resíduos.

            Como fazer um plano de gerenciamento de resíduos sólidos?

            O plano de gerenciamento de resíduos sólidos se trata de uma documentação que confirma que determinado estabelecimento tem realmente capacidade de administrar seus resíduos da forma correta. De acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010, muitos empreendimentos, além dos hotéis, precisam da Política Nacional de Resíduos Políticos. Para fazer um plano de gestão de resíduos sólidos de um hotel, é preciso considerar os impactos que os resíduos causam na região. Esses resíduos são formados por orgânicos, embalagens, poda de galhos, restos de varrição, entulhos de reformas, metais e outros. O tipo de hotel também influencia no plano de gerenciamento. Por exemplo, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos destinados a hotéis dos centros das cidades é diferente do PGRS de um hotel de turismo. Como a quantidade de pessoas conscientizadas sobre a importância do tratamento de resíduos em hotéis aumenta cada vez mais, a gestão conta com a participação de hóspedes por meio de notificações deixadas nos quartos e na recepção, indicando onde as lixeiras podem ser encontradas, quais são os tipos de resíduos que podem ser evitados e assim por diante.

            Como fazer a gestão de resíduos por espaço de hotel?

            Vamos mostrar agora como fazer a gestão de resíduos em hotéis em diferentes espaços da construção, como áreas de circulação, quartos, cozinhas, áreas de armazenamento:

            Áreas de circulação

            As áreas de circulação devem ser equipadas com lixeiras para resíduos de diferentes naturezas. Isso facilita o correto descarte de resíduos por parte dos hóspedes e dos colaboradores. Para tornar a identificação mais fácil, é recomendado usar recipientes conforme o código de cores Conama. Assim, o resíduo pode ser separado na fonte geradora, o que facilita o transporte, o tratamento e a reciclagem dos materiais.

            Quartos

            Dentro dos quartos, os hóspedes são consideráveis geradores de resíduos. Considerando esse ponto, uma dica valiosa é oferecer nos quartos materiais informando sobre a melhor forma de descartar os resíduos. Por isso, o quarto deve ter, no mínimo, uma lixeira para o hóspede descartar somente os resíduos secos, como plásticos e papéis.

            Cozinhas

            As cozinhas são locais em que a geração de resíduos ocorre com frequência por causa do elevado volume de refeições preparadas em hotéis. Para deixar o trabalho dos profissionais que trabalham na cozinha mais fácil, a área da cozinha deve ter recipientes destinados a tipos diferentes de resíduos. Por causa do volume alto de materiais orgânicos descartados, o hotel deve procurar meios de realizar a compostagem. Isso pode se realizar nas dependências do próprio hotel ou nas usinas de compostagem. O adubo resultante pode ser aplicado nas áreas de jardim do edifício. O responsável pela gestão dos resíduos nos hotéis precisa ter atenção àqueles que são gerados nos espaços de refeição. Assim, é possível identificar alimentos desperdiçados, informando a cozinha a respeito da necessidade de alterações no cardápio com a diminuição da quantidade do resíduo. Uma solução tecnológica, chamada biodigestor, transforma resíduos de alimentos em efluente comum. O efluente pode ser tratado para:
            • fertirrigação de áreas verdes, de preferência com estrutura hidráulica automatizada;
            • geração de água de reuso para o próprio equipamento ou para as instalações;
            • destinação da água ao ralo com passagem pela caixa de gordura, uma opção mais conveniente e muito usada.

            Áreas de armazenamento de resíduos

            Recomenda-se, ainda, manter as áreas de armazenamento limpas e organizadas, pois assim evitamos mau cheiro, assegurando condições boas de trabalho para os colaboradores. A gestão eficiente dessas áreas é relevante para preservar os resíduos, principalmente aqueles recicláveis. Com o engajamento de funcionários e hóspedes, fica mais fácil manter uma boa gestão do tratamento de resíduos em hotéis. Uma política ambiental eficiente promove serviços de hospedagem mais sustentáveis. Além do retorno financeiro representado pela economia nos custos de operação, o hotel também se destaca mais no mercado, chamando a atenção do público. É importante também contratar fornecedores que prestem serviços de coleta e tratamento eficazes, para que o lixo receba realmente a destinação mais adequada. Aproveite, então, para entrar em contato conosco e veja como podemos ajudar você!
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